domingo, 3 de agosto de 2014

The Who - Live


















The Who - Live - 2011

E lá vamos nós para mais um post onde voce pode comprar no ITUNES     pelos usuais $ 9.99. Dessa vez, o alvo do engodo e da total falta de informação é o The Who. Com um disco simplesmente intitulado "Live" e tendo como capa uma foto de sua magistral apresentação no Rolling Stones Rock 'n' Circus, as melhores e piores lojas do ramo não trazem nenhuma - absolutamente nenhuma - informação.

Nos fóruns de discussões (aonde o Professor Wikipédia é Mestre) só tem achismos. Falam basicamente em 3 "hipóteses":

1) Que seja uma versão "acelerada" do famoso bootleg "Live in Amsterdã" (o melhor boot do Who, sem nenhuma dúvida)
2) De que se trata simplesmente de uma gravação de um show transmitido por rádio e que caiu em domínio público.
3) Que é só mais uma forma de se faturar um extrinha, embora, saliento, não há nenhuma menção ao disco no site oficial da banda. Acredito que foi lançado  à revelia de quem detêm os direitos sobre as músicas da banda.

Na minha opinião, o achismo mais correto é de que se trata de uma transmissão de rádio mesmo, na fase imediatamente ao lançamento de Tommy e por que?

1) Porque a voz de Daltrey ainda está "jovem", antes do amadurecimento apresentado principalmente no "Live at Leeds" e que "Yong Man Blues" (se é que são da mesma apresentação) é bem diferente daquela que se tornou clássica.
2) Algumas letras de "Tommy" são ligeiramente diferentes das que mais tarde passaram a integrar todos os seus shows por anos. 
3) A guitarra de Townshend está diferente, com menos pedais e mais domesticada, como se estivessem tocando em um ambiente sem tantos recursos. Além disso, tem-se a impressão que na bateria faltam microfones.

E o show, como tudo indica, está incompleto (não sei quanto) porque no set-list final, anunciam "Substitute", "Happy Jack" e "I'm a Boy", mas só 2 estão disponíveis. Mas, numa época em que as pessoas se contentam em comprar somente 1 ou 2 faixas de um disco, quem vai reclamar que esteja faltando alguma? Esse é a lógica que o padrão itunes enfiou por goela abaixo de todas as lojas virtuais e a todas as bandas, novas, velhas e as que ainda surgirão.

Agora as coisas boas.

1) Trata-se de The Who.
2) Trata-se de The Who ao vivo, executando cada faixa no talo, sem mimimis e historinhas antes de cada música.
3) A qualidade da "gravação" não é ruim (sabe-se lá graças a quantos audiotune)
4) É de graça! E para quem chora que 20 pilas é muita grana, aqui se tem boa oportunidade de economizar uns trocados. Sobretudo com algo que só figura na lista de prioridades de aficionados.

01. Overture
02. It's a Boy
03. 1921
04. Amazing Journey
05. Sparks
06. Tommy Can You Hear Me\
07. Christmas - The Acid Queen
08. Pinball Wizard
09. Do You Think It's Alright\
10. Fiddle About
11. Tommy, Can You Hear Me\
12. There's a Doctor
13. Go to the Mirror - Smash the Mirror
14. I'm Free
15. Tommy's Holiday Camp
16. We're Not Gonna Take It - See Me, Feel Me
17. Young Man Blues
18. Substitute
19. Happy Jack



+@192

2 comentários :

Unknown disse...

Eita! Agora sobrou pra todo mundo. Vou até conferir se não respingou em mim. Hum... Acho que não, afinal eu COMPRO discos/downloads. Mas a gente conhece muuuuitos caras que posam de "connaisseur", "expertise", e não compram nada, só "pegam". Assim é facil. Então viva aos compradores, mesmo que do iTunes, porque deles será o reino do céu. Abraço.

Only Good Song disse...

hehe hehe hehe
pegam, remasterizam e pedem
hehe hehe hehe
Esses caras mandam os links com as "reviews" e sobra até pra mim.
Mas sério, esse itunes tá acabando com o prazer de comprar as coisas.
Baixa logo pq mesmo sendo "dominio publico", a DMCA gosta de encher o saco qdo o tema é Who.

[]s